Blog Appto


  • Como os esportes e as atividades físicas ajudam na prevenção do câncer de próstata

     

    O câncer de próstata é o tipo de manifestação da doença mais comum entre os homens. Apesar de não ser o com maior taxa de mortalidade, o Instituto Nacional de Câncer estima que houve 68 mil casos novos em 2018.

    Diversos fatores favorecem o desenvolvimento do câncer de próstata. A idade, incidência na família, genética e o excesso de gordura corporal são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração. Mas você sabia que a prática de esportes e atividades físicas pode ajudar a prevenir essa doença?

    Conheça o papel das atividades físicas

    Já é um consenso que as atividades físicas melhoram a qualidade de vida das pessoas, mas além disso, tal prática também previne o surgimento de doenças. Há diversos estudos que indicam que uma pessoa que pratica exercícios regularmente possui 25% menos chances de desenvolver algum tipo de câncer. Em conjunto com uma alimentação saudável, esse índice pode bater 30%.

    A recomendação geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que sejam praticados 150 minutos de exercícios semanais. Para pessoas com mais de 65 anos, a prática deve ser ainda mais estimulada.

    Uma alimentação equilibrada também ajuda na prevenção. Uma dieta rica em grãos integrais, legumes e frutas, evitando álcool, carne vermelha e comidas gordurosas, é essencial para uma vida mais saudável e com menos riscos.

    Mas vale lembrar que nenhuma prática te previne totalmente da doença. É preciso que os homens se atentem às respostas do seu corpo, como a dificuldade de urinar, a necessidade de urinar mais vezes e a presença de sangue nesse líquido.

    Exames regulares também devem ser realizados, principalmente nos homens com mais de 40 anos. Existem dois tipos de exames que devem ser feitos, o de toque retal e o de sangue para medir os nível de PSA.

    Não deixe para depois o que você pode fazer hoje! Adote um estilo de vida mais saudável, faça o exame de próstata e elimine esse risco da sua vida.

    Fontes

    1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


    Compartilhar:


    Comentários:


    Voltar

Kreato Desenvolvimento Web