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  • Alongar o corpo traz benefícios para a saúde

     

    O alongamento é de suma importância associado a qualquer atividade física. É uma prática fundamental para aumentar o arco de movimento (ADM) e a flexibilidade muscular, mantendo o funcionamento do corpo, prevenindo lesões e proporcionando mais elasticidade.

    Até mesmo pessoas com mais idade, menos flexibilidade ou algum problema específico de saúde, podem e devem se alongar, mesmo que seja com menos intensidade e o auxílio de um profissional. Tanto para aquecimento ou relaxamento, essa prática é fundamental e recebe duas classificações, de acordo com a forma como é executada: alongamento passivo e alongamento ativo.

    Alongamento passivo

    Esse alongamento é feito com o auxílio de forças externas, com o uso de equipamentos ou até mesmo com a ajuda de outra pessoa, levando as estruturas corporais à amplitude de movimento livre. Quando exercido de forma correta, o alongamento manual passivo é lento e a posição é mantida, preferencialmente, de 15 a 30 segundos e repetida diversas vezes em uma única sessão de exercícios.

    Alongamento ativo

    Essa maneira de alongamento é a mais conhecida e utilizada, pois é feita individualmente com a realização de movimentos voluntários. A pessoa tem maior controle e autonomia do movimento.

    Existe, ainda, outro tipo de alongamento definido por Dantas (2005), como método de facilitação neuromuscular proprioceptiva.

    Método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

    Este tipo método utiliza a influência recíproca entre o fuso muscular e o Órgão Tendinoso de Golgi de um músculo entre si e com os do músculo antagonista, obtendo dessa forma máxima amplitude de movimento (DANTAS, 2005).

    Diferença entre alongamento e flexibilidade

    Outro ponto importante é entender a diferença entre Alongamento e flexibilidade, que muito se assemelha a diferença entre atividade física e exercício físico. Atividade física é qualquer atividade que resulte em gasto de energia, varrer uma casa, lavar um carro, pegar o controle da TV, ir ao banheiro, constantemente realizamos atividades dessa natureza (FERNANDES et al., 2002).

    Por outro lado, exercício físico é um tipo de treinamento que visa melhorar o desempenho do indivíduo, a força, a potência, a velocidade e é realizado de forma sistematizada, com número de séries, tempo, dietas. O exercício físico possui um planejamento a ser seguido que é não presente na atividade física.

    A distinção entre alongamento e flexibilidade compartilha dessa ideia. Enquanto flexibilidade é termo da qualidade física relacionada à saúde, alongamento é a técnica utilizada com o intuito de alongar os músculos e desenvolver a flexibilidade (FOX & CORBIBIN, apud MENDONÇA, 2005).

    Para Fernandes et al. (2002) no alongamento, principalmente aquele realizado de forma ativa ou por Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) há trabalho muscular e, consequentemente, um gasto energético. Por outro lado, em um programa de treinamento físico cujo objetivo é desenvolver a flexibilidade, o trabalho será constituído, basicamente, de exercícios de alongamento organizados de forma sistematizada, a fim de desenvolver a capacidade física “flexibilidade”.

    Referência: Alongamento e flexibilidade: um estudo sobre conceitos e diferenças. Francisco Flávio Sales Galdino. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 17, Nº 176, Enero de 2013. http://www.efdeportes.com/

    Saiba mais sobre os benefícios do alongamento

    O alongamento possui diversos benefícios para nossa saúde e bem-estar. Confira alguns exemplos:

    • Reduz a tensão muscular, promovendo o relaxamento;

    • Evita lesões nos músculos e articulações;

    • Promove movimentos amplos e soltos;

    • Melhora a circulação do sangue;

    • Aumenta a flexibilidade;

    • Fortalece ligamentos e tendões;

    • Auxilia no equilíbrio corporal, importante para o envelhecimento saudável.

    Viu como são muitos os benefícios do alongamento? Então, coloque hoje mesmo a prática na sua rotina para ter mais flexibilidade e prevenir lesões.

    Helvio Affonso é doutorando em Ciências Farmacêuticas, professor universitário de Fisiologia do Exercício, mestre em Ciências Farmacêuticas, especialista em Treinamento Desportivo de Alto Rendimento e em Fisiologia do Exercício e educador físico. Campeão mundial 2015 e Campeão Olímpico Rio 2016 como fisiologista da dupla de vôlei de praia Alison e Bruno Schmidt e sócio da Appto.


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