Blog Appto


  • Biomonitoramento: como ele pode te ajudar na qualidade de vida

     

    Avanços importantes para o desporto de uma forma geral vêm surgindo a partir do desenvolvimento das pesquisas científicas, mais especificamente, colaboram de forma significativa para estes avanços os estudos relacionados à aplicação do Biomonitoramento na prática esportiva.

    Maior longevidade das carreiras dos atletas e menores índices de lesões são alguns dos benefícios que podemos citar. Contudo, você sabia que o biomonitoramento pode também ser eficaz para as pessoas não-atletas mas que querem melhorar a sua qualidade de vida? É disto e um pouco mais que iremos falar neste artigo!

    Um planejamento estratégico aumenta muito suas chances de sucesso quando acompanhado de um monitoramento em todas as etapas. Isto se aplica em diversos âmbitos da sua vida, incluindo na prática de atividades físicas. O monitoramento possibilitará minimizar os erros e escolher um melhor direcionamento, consequentemente, o seu objetivo será alcançado, independente se para performance ou para o bem-estar.

    O biomonitoramento é uma Metodologia Exclusiva da Appto, na área do desporto, e que funciona principalmente como uma lente de aumento para enxergarmos suas individualidades, evidenciando como seu corpo reage frente ao exercício. Isso impacta diretamente na seleção de quais e quantas cargas de treinamento podem ser aplicadas.

    Resumidamente, podemos dizer que aqui na Appto trabalhamos sempre na busca e aplicação da CARGA IDEAL OU CARGA ÓTIMA DE TREINAMENTO.

    De forma geral, um biomarcador é um indicador mensurável que possa ser usado para identificar algum estado fisiológico de um organismo, neste caso específico, estado fisiológico alterado pelas cargas de treinamento (exercício). Mas como isso pode ser aplicado para indivíduos esportistas, não-atletas? Será que vale a pena? A resposta é sim! Esta metodologia pode auxiliar, em conjunto com outras boas práticas, para a segurança, a aderência e o alcance dos objetivos estabelecidos relacionados ao exercício, à saúde e ao bem-estar.

    Quando uma pessoa é sedentária, ela se torna mais suscetível a erros, essencialmente pela prescrição ser feita de forma genérica, sem respeitar as individualidades e respostas fisiológicas do seu corpo frente ao exercício. Isso pode ocasionar lesões, comprometer a saúde e atrapalhar no desempenho. O biomonitoramento, então, vem para dar a segurança de não passar do ponto, evitando lesões, doenças e overtraining.

    Podemos evidenciar também que com uma boa prescrição de treino, focada no indivíduo e dentro dos limites, a pessoa alcançará seus objetivos mais rapidamente. No caso das pessoas não-atletas, a melhora fica no melhor controle da respiração, na melhora da disposição, tonificação muscular e, principalmente, na saúde em modo geral.

    As etapas no biomonitoramento de uma forma geral são:

    1ª etapa - Monitoramento com a pessoa totalmente descansada (BASAL).

    2ª etapa - 24h ou 48h após a prática de exercícios físicos.

    Nestas duas etapas o objetivo é observar o desgaste que o exercício causa no indivíduo, analisando as respostas fisiológicas do corpo e delimitando os limites e possíveis ajustes nas cargas de treinos. Além destas duas etapas, pode haver uma terceira etapa com a finalidade de definir o tempo de recuperação ideal que o indivíduo necessita para voltar às atividades de maneira segura e que não prejudique o desempenho.

    De modo geral, isso ajuda você a saber a carga ideal que você precisa para praticar exercícios em sua rotina, assim, não ultrapassando os seus limites, melhorando a disposição, a saúde e aprimorando o seu condicionamento físico.

    Então, fica claro que os benefícios de um biomonitoramento não precisam ser aproveitados apenas por esportistas de alto rendimento. Os indivíduos que querem melhorar sua qualidade de vida a partir das atividades físicas, sem compromisso com o esporte, também podem usufruir de um direcionamento especializado e focado em seus objetivos.

    Melhore de vida de maneira otimizada e segura! Entre em contato conosco e conheça de perto a metodologia Appto. Agende a sua consultoria!

    Helvio Affonso é doutorando em Ciências Farmacêuticas, professor universitário de Fisiologia do Exercício, mestre em Ciências Farmacêuticas, especialista em Treinamento Desportivo de Alto Rendimento e em Fisiologia do Exercício e educador físico. Campeão mundial 2015 e Campeão Olímpico Rio 2016 como fisiologista da dupla de vôlei de praia Alison e Bruno Schmidt e sócio da Appto.


    Compartilhar:


    Comentários:


    Voltar

Kreato Desenvolvimento Web