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  • IRONMAN: você está preparado?

     

    O IRONMAN vai acontecer no dia 28, domingo, em Florianópolis, o percurso completo consiste em 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida, sendo que também existe o Half Ironman, no qual as distâncias descritas serão a metade. O evento é o maior circuito de triathlon do mundo, com mais de 150 provas distribuídas em todo o globo, sendo 5 delas no Brasil. Por ser uma prova extensa e exigente, uma preparação nutricional e física é fundamental. Neste artigo, daremos algumas orientações nutricionais importantes para esse período de vésperas da prova.

    Primeiro de tudo, o acompanhamento nutricional deve começar junto com o sua preparação do IRONMAN, não podendo ser deixado de lado em todo esse percurso de treinos. O monitoramento nutricional e de resultados se faz essencial para uma boa condição física no dia do evento.

    Na percepção nutricional, os carboidratos são a principal fonte de energia para as atividades físicas. Tanto durante o treinamento, quanto no dia do campeonato, eles serão essenciais para as suas reservas de energia, garantindo um bom desempenho durante o percurso. Mas vale lembrar que os nutrientes devem ser postos de forma equilibrada na dieta, de modo que possa atender a todas as suas necessidades individuais.

    Um atleta bem assessorado evita possíveis obstáculos na hora da prova, como a hipoglicemia, hiponatremia (queda do sódio), desidratação, fadiga e outros sintomas. Você precisa saber quanto e qual tipo de energia o seu corpo necessita em cada momento, de modo que a mantenha de maneira controlada e na medida certa.

    Nos dois dias antes do campeonato, o recomendado, junto com a redução do treinamento, é aumentar o consumo de carboidratos, pois esse será seu principal combustível. Alimentos como batatas, arroz, pães e cereais, são os mais utilizados para se obter uma alta carga energética.

    É importante evitar o consumo de alimentos atípicos da sua dieta cotidiana e reduzir o consumo de gorduras. Frituras, queijos amarelos e laticínios são exemplos de alimentos que devem ser regulados. Muitos atletas já obtiveram uma perda de desempenho na prova devido a um desconforto vindo de algo alimentado no dia anterior.

    Diversos alimentos são oferecidos durante o percurso, indo desde barras de cereais à refrigerantes, mas é importante você ter em mente quais os alimentos que se adaptaram melhor nos seus treinos, assim, evitando possíveis imprevistos. E caso você perceba algum problema no estômago, o recomendado é diminuir o ritmo por alguns minutos até que o seu corpo se recupere.

    A bebida eletrolítica deve ser consumida de acordo com a recomendação profissional antes e durante a prova. Uma boa hidratação é essencial para que seus resultados sejam alcançados, por isso durante o percurso, mantenha o ritmo recomendado pelo seu nutricionista. Aqui no nosso blog temos um artigo que se aprofunda no assunto sobre a hidratação em esportes no endurance. Vale a pena conferir!

    Por fim, desejamos a todos os participantes uma excelente prova! Seguindo as orientações da sua equipe, temos certeza que você conseguirá alcançar os seus objetivos. E se você pretende participar do IRONMAN futuramente e está a procura de uma assessoria esportiva especializada, a Appto pode ser a melhor opção! Conheça mais dos nossos serviços aqui.


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