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  • Ciclismo: vantagens e modalidades

     

    O ciclismo é uma modalidade de esporte que envolve o uso de bicicleta e possui diversas vantagens. Muitos aspectos fisiológicos são melhorados com a dedicação de alguns minutos pedalando por dia, indo desde uma melhora no condicionamento físico até benefícios cardiovasculares. Neste artigo, contaremos um pouco sobre as vantagens desse esporte e suas modalidades de atuação.

    Saúde cardiovascular

    Por ser um exercício aeróbio, a prática constante do ciclismo condiciona o corpo para uma diminuição da glicemia, sendo recomendado também para pessoas com diabetes. Além disso, ele ajuda na perda de gordura e na redução do colesterol, melhorando a sua saúde cardiovascular.

    Um estudo da Associação Americana do Coração descobriu que pessoas que utilizam a bicicleta em seu dia a dia tem um risco de 11% a 18% menor de sofrer com problemas cardiológicos. Apenas meia hora de pedalada por semana já garante esses benefícios.

    Fortalecimento da musculatura

    Na prática da pedalada, você também acaba fortalecendo a sua musculatura, principalmente das pernas, glúteos e coxas. Com isso, você tonifica os músculos da região e previne lesões futuras.

    Em algumas categorias do ciclismo, como a Mountain Bike, você acaba trabalhando o corpo inteiro, não apenas a região inferior. Assim, a região dos braços e peitoral também são tonificadas e fortalecidas.

    Auxilia na respiração

    Por ser um exercício que exige um esforço constante e contínuo, a sua respiração também fica aprimorada. Com ritmo e constância, seu sangue é bombeado para o corpo todo, melhorando o fluxo sanguíneo e afastando os problemas de circulação do seu corpo.

    A respiração é um processo que envolve diversos músculos do corpo. Os mais favorecidos nesse processo são o diafragma, os do abdômen e os do pulmão, que quando fortalecidos, auxiliam no seu sistema respiratório.

    Reduz o estresse

    Mas se engana quem acha que o exercício é só recomendado para o condicionamento físico. O ciclismo, por ser um esporte democrático e de fácil acesso, facilita o convívio social e reduz o estresse, principalmente pela produção de hormônios como a endorfina.

    Outro ponto importante é que a atividade previne o envelhecimento do cérebro. Quando pedalamos, o sangue que flui para os músculos aumenta, permitindo que nossos corpos construam mais capilares, fornecendo mais sangue para os músculos.

    Quais as modalidades e recomendações?

    Vale lembrar também que o ciclismo possui diversas modalidades, mas algumas principais se destacam. O ciclismo de estrada é um dos mais conhecidos e convencionais. A Mountain Bike, citada aqui, é uma modalidade mais arriscada por ser realizada em área com muita irregularidade no terreno. Já a BMX, ou Bicicross, é uma categoria em que a manobra é a principal atração, sendo realizada, geralmente, em rotas circulares e com rampas.

    Todas essas modalidades possuem campeonatos ou eventos que acabam exigindo uma preparação física maior do que na prática cotidiana. Nesses casos, a presença de um acompanhamento físico com especialistas da área se torna essencial.

    Com um acompanhamento profissional correto, a pessoa está sempre com um plano atualizado e pensado para o melhor resultado dentro do contexto atual. No caso do ciclismo, esse serviço melhora os seus exercícios e aprimora seus resultados.

    A Appto presta um serviço de assessoria esportiva que pode ser o ideal para você. Nosso foco é tanto em pessoas que praticam esporte para melhorar a qualidade de vida, quanto para os profissionais, com direcionamento focado em seus objetivos finais. Confira mais sobre a Appto clicando aqui.


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