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  • Como a fibra pode ser sua grande aliada

     

    Podendo ser sua grande aliada, as fibras estão presentes em quase todos os alimentos e possuem vantagens únicas para a sua saúde

    A fibra alimentar é um carboidrato complexo que não consegue ser digerido pelo ser humano. Esse componente alimentar possui diversos benefícios para a sua saúde, além de auxiliar na prática de suas atividades físicas. Neste artigo, nosso nutricionista, Thierry Lemos, vai contar um pouco sobre as vantagens de incluir as fibras na sua nutrição.

    Presente em todos os alimentos vegetais, a fibra alimentar é um tipo de carboidrato que não fornece energia para o ser humano, mas possui um papel fundamental na absorção da glicose e síntese de colesterol. Além disso, as fibras insolúveis também melhoram a sua função intestinal.

    “A fibra solúvel, como o próprio nome diz, se dissolve na água e forma um gel na parte do cólon. Já a insolúvel, não se dissolve e é mantida intacta enquanto passa pelo intestino”, conta o nutricionista Thierry.

    O brasileiro consome em média 15g de fibras por dia, sendo que o recomendado gira em torno de 25g a 35g para o indivíduo adulto. Dito isso, nosso nutricionista afirma que a adição de mais fibras em sua dieta seja o suficiente para você se beneficiar das vantagens desse carboidrato.

    As fibras podem ser encontradas nas frutas e nos cereais integrais, como arroz, aveia e trigo. Elas também podem ser encontradas em alta quantidade nos alimentos leguminosos, como feijões, lentilhas e ervilhas. Nas verduras, são encontradas as fibras insolúveis, bem como em grande parte das sementes.

    “As fibras podem ser incluídas em todas as refeições, sendo uma vantagem importante, visto que alimentos como vegetais, frutas, cereais e grãos possuem a fibra em sua composição”, relata.

    Para os esportistas que pretendem emagrecer, as fibras são uma importante aliada, visto que produzem uma sensação de saciedade prolongada. Contudo, todas essas características precisam ser avaliadas pelo seu nutricionista e fisiologista previamente.

    “Se a estratégia nutricional for para aumentar a demanda de nutriente próximo ao exercício, a fibra deve ser evitada, da mesma maneira no pós-esforço, onde o desejável é que o nutriente ofertado atinja o órgão alvo o mais rápido possível para exercer sua função ”, alerta Thierry.

    Ele também afirma que para auxiliar na função do organismo, o consumo de fibras deve ser acompanhado de uma hidratação controlada e constante durante o dia. Recomendamos o nosso artigo de hidratação para atletas no endurance para isso.

    Thierry Lemos é Nutricionista esportivo, especialista em bases nutricionais para atividade física.


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