Blog Appto


  • Ivo Tavares: rumo a Tóquio 2020

     

    Entre os 15 melhores da Europa nesta temporada, o atleta de salto tem em sua equipe o nosso fisiologista da Appto, Helvio Affonso

    O atleta do Benfica, Ivo Tavares, já começou o ano dando início ao projeto de participar das Olimpíadas em Tóquio. Atuando na modalidade de salto, o português natural de Chaves conta com o nosso fisiologista, Helvio Affonso, no acompanhamento e monitoramento e promete ser um competidor de peso na categoria.

    “A qualidade dos treinos aumentou muito desde que começamos esse projeto com o Helvio e os resultados dessa mudança podem ser notados nas competições que já participei”, contou Ivo.

    Em uma sequência de provas em Portugal no início deste ano que ele se consagrou vice-campeão nacional de salto, alcançando a marca de 7,86 metros, seu atual recorde pessoal. A marca fez Ivo se estabelecer entre os 15 melhores da Europa na temporada. O foco do monitoramento que o atleta recebe é na evolução contínua de resultados.

    “Ele me ajuda a elaborar estratégias de treino que me fazem progredir de forma segura, com resultados notáveis e sem exercícios que poderiam ser prejudiciais”, afirmou o saltador.

    O acompanhamento desenvolvido com Ivo se iniciou no ano passado, quando Helvio esteve em Portugal para ministrar uma série de palestras sobre seu trabalho. Inicialmente o foco era descobrir o tempo de descanso ideal dentro da sessão de treino, entre microciclos, intensidades e volumes ideais.

    “Fizemos algumas reuniões com os professores Filipe Almeida e o Pedro Alexandre, onde me apresentaram um programa de treinos muito organizado e com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio”, contou o nosso fisiologista.

    Após essas primeiras avaliações, a equipe de profissionais (agora com a participação do Helvio) adaptou a Periodização de Treinamento do atleta com treinos específicos e com objetivos claros alinhados com a alta performance. Para ele, os resultados do acompanhamento já potencializaram a performance do Ivo nas competições iniciais.

    “O controle de cargas ótimas, por Biomarcadores, preencheu uma lacuna importante e vem ajudando a rever a periodização dos treinamentos”, afirmou.

    Helvio Affonso é doutorando em Ciências Farmacêuticas, professor universitário de Fisiologia do Exercício, mestre em Ciências Farmacêuticas, especialista em Treinamento Desportivo de Alto Rendimento e em Fisiologia do Exercício e educador físico. Campeão mundial 2015 e Campeão Olímpico Rio 2016 como fisiologista da dupla de vôlei de praia Alison e Bruno Schmidt e sócio da Appto.


    Compartilhar:


    Comentários:


    Voltar

Kreato Desenvolvimento Web