Blog Appto


  • Hidratação no endurence

     

    Endurance. Você sabe o que é? São os exercícios físicos aeróbicos, como corrida, triatlo e ciclismo. Essas atividades, quando praticadas com fins competitivos, tendem a exigir mais do nosso corpo, e por isso, os praticantes precisam de cuidados especiais na suplementação alimentar, pré, durante e após o treino.

    Conversamos com nosso nutricionista Thierry Lemos e tomamos notas de algumas orientações que são fundamentais para manutenção da saúde e performance. Dessa vez, o foco é a hidratação, afinal quase 70% do corpo humano é composto por água e todas as reações que acontecem nele são realizadas em lugar aquoso, sendo a água o meio de transporte de diversos nutrientes.

    Um dos principais motivos de desgaste do corpo durante o exercício de endurance acontece por desidratação, por isso, Thierry frisa que em toda estratégia nutricional, a hidratação é determinante para o sucesso do atleta. “Estudos já apontaram os benefícios fisiológicos no desempenho de atletas, em treinamento ou competição, quando estão bem hidratados. O resultado é que quando o atleta compete em estado de desidratação ele já entra em desvantagem”, explica.

    Diversos fatores são responsáveis por alterar o equilíbrio entre a água ingerida e a perdida pelo corpo humano. Nas competições ou treinos de endurence os atletas são submetidos a um estresse físico e condições ambientais adversas. No início do exercício ocorre uma diminuição do volume plasmático, influenciada pelo tipo e pela intensidade da atividade física, por isso, é importante que a hidratação comece antes do exercício, principalmente se durante o exercício a hidratação for limitada.

    “O recomendado é que o atleta beba 500 ml de fluidos no intervalo de quatro horas antes da atividade física, visando a promover uma hidratação adequada e dando um intervalo para que o excesso de água seja eliminada”, afirma o nutricionista.

    Thierry explica que essa redução de volume plasmático pode evoluir ou ser compensada pela ingestão de líquidos durante o treino. O ideal é o consumo entre 150 e 300 ml de água a cada 15 minutos, durante a realização da atividade, tentando assim que a quantidade de líquido ingerida seja igual à perdida.

    O nutricionista finaliza com um alerta. “A hidratação é importante, mas o excesso de ingestão de líquidos deve ser evitado, uma vez que também pode comprometer o desempenho”.


    Compartilhar:


    Comentários:


    Voltar

Kreato Desenvolvimento Web