Blog Appto


  • Controle de peso: não culpe apenas o metabolismo

     

    Ter o mesmo padrão estético durante grande parte da vida não significa que será assim para sempre. Muitas vezes, com o passar da idade, aparecem dificuldades para controlar o peso e, quando isso acontece, existem pelo menos três pontos a serem analisados.

    1) Perceba o seu comportamento

    Isso é fundamental. Muitas vezes fazemos pequenas mudanças de hábito que podem interferir na perda ou ganho de peso. Se há alguma nova conduta referente à alimentação, esta deve ser registrada. Comer com pressa, alterar marcas de produtos ou mudar os suplementos sem consultar um nutricionista pode influenciar no controle do peso.

    2) Adeque a sua alimentação

    Muitas pessoas acreditam que o metabolismo é a culpa pelos quilos a mais com o chegar da idade. A queda de hormônio é natural e as enzimas reduzem a eficiência, assim, o metabolismo realmente sofre alterações com o tempo. Mas isso não é um problema, o que se deve fazer é alterar a forma como você se comporta perante à alimentação. Aceitar o fato dos anos terem se passado junto ao seu metabolismo é o ponto de partida para entender a dificuldade no controle do peso. Por isso, sempre revise a quantidade de comida e a qualidade.

    3) Analise a sua rotina

    Para entender o funcionamento do corpo é preciso também analisar a sua rotina diária. O estresse é um fator fundamental para o controle do peso. Cuidar para não se aborrecer ou se irritar facilmente é mais um passo importante para se ter uma vida saudável.

    E lembre-se! Comer é muito mais do que matar a fome. A organização é imprescindível para um melhor controle do seu corpo.

    Thierry Lemos é nutricionista esportivo, especialista em Bases Nutricionais para Atividade Física, professor de pós-graduação em Nutrição Esportiva e sócio da Appto Assessoria Esportiva. Possui experiência em academias e diversos esportes, como natação, crossfit, lutas, corrida, ciclismo, vôlei, handebol e iatismo.


    Compartilhar:


    Comentários:


    Voltar

Kreato Desenvolvimento Web