Blog Appto


  • A Alimentação Ideal para Corredores

     

    Todo o corredorque tem o objetivo de aumentar a performance e ter uma longevidade esportiva sabe da importância de atrelar a nutrição aos treinos.A prática faz com que o desempenho nas corridas seja melhor, evita quedas de rendimento e contribui para que consiga completar a prova com eficiência. Porém, é importante ressaltar que adaptar-se a uma nutrição correta leva tempo e não é apenas um ingrediente que fará a diferença.

    É cada vez mais comum a procura pelo alimento ou suplemento perfeito para diminuir o pace e fazer com que se conclua a prova abaixo do tempo esperado. Isso é um mito. Essa “fórmula mágica” não existe. O que deve ser feito para unir a nutrição ao seu treino é um acompanhamento sistemático da sua rotina diária, contemplando os quatro principais pilares do corredor: treino, alimentação, descanso e mente.


    Assim, sua alimentação pré-prova não deve buscar esses mágicos e fraudulentos alimentos. O indicado é ter uma alimentação constante ou muito semelhante à realizada durante a preparação para a competição, visto que isso minimizará os riscos de algo dar errado ou sair do seu controle, pois a alimentação já é conhecida pelo seu organismo.

    A hidratação, a reposição eletrolítica e o tipo de substrato energético (carboidratos ou gorduras) que serão usados pré, durante e pós-provas são outras estratégias nutricionais que são avaliadas individualmente ao longo da preparação para a corrida. Assim, para saber o que se deve comer antes de uma prova com exatidão é necessária uma preparação individual, adequando seu treino à sua nutrição, com a utilização de alimentos compatíveis com cada metabolismo e que irão auxiliar na competição.

    Thierry Lemos é nutricionista esportivo, especialista em Bases Nutricionais para Atividade Física, professor de pós-graduação em Nutrição Esportiva e sócio da Appto Assessoria Esportiva. Possui experiência em academias e diversos esportes, como natação, crossfit, lutas, corrida, ciclismo, vôlei, handebol e iatismo.


    Compartilhar:


    Comentários:


    Voltar

Kreato Desenvolvimento Web